Exclusivo: Volkswagen Tukan Robust será versão de trabalho com câmbio manual

Exclusivo: Volkswagen Tukan Robust será versão de trabalho com câmbio manual

A Volkswagen Tukan, sucessora da Saveiro que será lançada no primeiro trimestre de 2027, ainda tem muitas informações mantidas em segredo pela fabricante. Aos poucos, Autoesporte tem revelado detalhes do projeto. A novidade da vez é que a picape terá câmbio manual de cinco marchas na versão Robust cabine simples, focada em frotistas e no público que usará a Tukan para trabalhar. 

De acordo com informações exclusivas obtidas por nossa reportagem, essa configuração já está pronta e foi apresentada para concessionários e funcionários em seu projeto final. A intenção da fabricante é ter uma versão barata, sem muita distância do preço atual cobrado pela Saveiro RobustVale lembrar que a Autoesporte foi a primeira mídia a revelar o projeto da Tukan cabine simples e, agora, revela com exclusividade o câmbio que será usado na picape.


Dessa forma, para reduzir os custos com o projeto da nova picape, a Volkswagen usará o motor 1.6 aspirado flex de 116 cv de potência 16,1 kgfm de torquesegundo o site Mobiauto. Outra possibilidade é a adoção do motor 200 TSI, 1.0 turbo flex de três cilindros, com até 128 cv — porém, essa escolha deixaria a picape mais cara em sua versão de entrada e, por isso, parece mais distante.


O porte da Tukan Robust é um ponto que pesa a seu favor na competição com a Strada, uma vez que ela é maior, com tamanho similar ao de uma Montana. Para acirrar essa competição, a caminhonete terá suspensão traseira com a mesma arquitetura por eixo rígido com molas semielípticas da Strada. Outros ases na manga são o maior volume da caçamba e uma possível capacidade maior de carga, dado que ainda não descobrimos.


Porém, mesmo com as economias realizadas no projeto para deixar a Tukan Robust mais acessível, ela não deve brigar pelo posto de veículo mais vendido do País, que é da Strada atualmente. Ainda assim, ela tem capacidade para roubar uma parte dos clientes da sua principal concorrente com a versão de entrada.


A configuração topo de linha será responsável por marcar a estreia da Volkswagen no segmento de veículos híbridos flex. A Tukan será o primeiro modelo da marca com esse tipo de tecnologia, equipada com motor 1.5 TSI Evo2 com sistema híbrido leve de 48 Volts, inicialmente importado do México. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas.


Mudança de fábrica


A Saveiro é produzida na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), mas a Tukan não será fabricada por lá. A nova picape sairá das linhas instaladas na fábrica de São José dos Pinhais (PR), pois irá compartilhar toda a estrutura dianteira da carroceria monobloco com o T-Cross, a partir da plataforma MQB.


Da ponta do para-choque frontal até o fim das portas laterais dianteiras, todo o underbody, as chapas estruturais de aço, as colunas A e B, o para-brisa, motorização (dependendo da versão), suspensão, freios e cubos de roda dianteiros usados pela Tukan virão do SUV compacto.


Da coluna B para trás, tudo será inédito para casar com o projeto de uma picape intermediária cabine dupla com motor turbo flex híbrido leve e tração dianteira. A suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas foi inspirada tal qual a Fiat Strada, a fim de aumentar a robustez e a capacidade de carga do modelo.


O modelo medirá cerca de 4,75 metros de comprimento, 2,80 m de entre-eixos, menos de 1,80 m de largura e 1,70 m de altura. Novas informações serão reveladas quando os protótipos perderem parte da camuflagem.



OPORTUNIDADE: Garanta seu novo Volkswagen aqui na Caraigá nos endereços do Jardins e do Morumbi, aqui você tem o melhor atendimento, tá esperando o que ?? Corre pra Caraigá pra comprar seu novo Volkswagen.  Para mais informações entre em contato no link abaixo. 

https://api.whatsapp.com/send?phone=551151988948


Fonte: https://autoesporte.globo.com/carros/segredos-e-flagras/noticia/2026/04/volkswagen-tukan-robust-versao-de-trabalho-cambio-manual.ghtml

Voltar