VW Tukan: teaser da nova picape com Canarinho Pistola revela mais detalhes
Notícias
04/02/2026
Após revelar que voltaria a patrocinar a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e as Seleções Brasileiras de Futebol masculina e feminina, em todas as categorias, a VW utilizou o famoso mascote Canarinho Pistola para dar mais detalhes de sua nova picape, a Tukan.
No vídeo, o mascote ''invade'' o estúdio de design da alemã, que conta com diversas fotos de conceitos dos modelos feitos e vendidos pela marca no país, que vão desde o Fusca, passando pela linha Gol e seus derivados, o subcompacto Up! e o Nivus GTS, chegando até a novidade da alemã para o próximo ano, a picape Tukan.
Com uma lata de tinta em mãos, o canarinho descobre as imagens da nova picape, pintando-a na nova cor Amarelo Canário, confirmada pela marca como novidade para a linha nos próximos meses, e que estará presente na substituta da Saveiro.
O nome faz referência aos tons usados pela linha anteriormente, principalmente nos primeiros anos do Fusca, que ficaram conhecidos pelo nome mesmo nunca sendo chamados oficialmente de canário. E, através dela, o mascote revela parte da silhueta traseira da nova picape, que terá pintura contrastante em pelo menos uma de suas versões, além de maçanetas pretas.
É possível ainda identificar uma pequena parte de como será a lanterna traseira da picape. Ao que tudo indica, a lanterna será do tipo vertical, tal como na Saveiro, mas com dimensões maiores. Pense em algo mais próximo da VW Amarok. As caixas de roda contarão com molduras em plástico, enquanto as colunas C terão o nome Tulkan em destaque.
O que já sabemos da Tulkan, sucessora da Saveiro?
Atualmente em estágio de testes, a picape vem utilizando casca do SUV Tiguan AllSpace, algo que pode até confundir quem não conhece as fases pelas quais protótipos passam durante o padrão de homologação das montadoras. A fase atual testa principalmente componentes eletrônicos, suspensão e motorização. Com isto, não é necessário rodar com a carroceria final, ao menos por enquanto. É a fase chamada de ''mula''.
E por falar em suspensão, as fotos do modelo vistas até agora indicam que a picape usará o mesmo sistema de feixes de mola na parte traseira tal qual a maioria das picapes média e também da Fiat Strada.
Ao que tudo indica, a alemã quer dar o troco na rival italiana, já que a Fiat Toro tem suspensão independente com molas helicoidais. Na dianteira do protótipo, a bitola do eixo dianteiro parece desproporcional à carroceria do SUV ''doador''.
Como a VW já definiu que seu primeiro híbrido nacional sairá da sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), casa dos atuais Polo, Saveiro e Nivus e a picape já teve sua produção definida para São José dos Pinhais (PR), o feito de primeiro eletrificado deve ficar para outro modelo, possivelmente o SUV cupê derivado do Polo.
Segundo nosso colegas do Mobiauto, a picape nascerá também com foco no custo e benefício, ou seja, terá preço para poder bater de frente tanto com a Strada quanto com a Toro. Assim, diferente do que era esperado, a picape deve adotar a base ainda do atual T-Cross, utilizando o propulsor 1.4 turbo presente em quase toda a linha hoje, desde Nivus GTS ao médio Taos.
Correndo por fora, ainda segundo o site, existe a chance de a nova picape contar com motorização aspirada 1.6 16v em sua versão cabine simples, tal como ocorre com a Saveiro hoje, para manter o foco no trabalho.